AMBIENTE
SEGURO
Nos estados americanos sob as leis de segregação ou no regime de apartheid Sul Africano, ambientes de convívio se prestavam a estabelecer a separação entre brancos e negros. Essa realidade se fez presente do transporte público aos estabelecimentos de consumo, gerando constrangimentos, perseguições e violência contra pessoas negras.
AMBIENTES DE EXCLUSÃO COMO POLÍTICA SOCIAL
E, no Brasil, passado mais de um século desde a abolição da escravatura, isso continua acontecendo.
Não mais como política de estado ou baseado em leis, e sim mantido pela cultura dominante que
identifica pretos e pardos como cidadãos de segunda classe, suspeitos em potencial ou pedintes.
A pergunta que fica é: Dinheiro por acaso tem cor, raça ou gênero? Ou somos todos consumidores em potencial das marcas, produtos ou serviços e público-alvo das experiências de compra
que o marketing tanto busca oferecer?
AMBIENTES SEGUROS COMO FERRAMENTA DO ANTIRRACISMO
Inspirados pela história de homens e mulheres que criaram rotas e guias para o exercício da liberdade, idealizamos uma rede de Ambientes Seguros para a diversidade - o tipo de ação antirracista que pode ser adotada por qualquer lojista, empresa e instituição pública ou privada - e impactar positivamente na vida de milhões de brasileiros pretos e pardos.
Seu propósito, ao contrário dos ambientes de segregação, é o de oferecer um novo contrato social para seus frequentadores, ao não aceitar atitudes e agressões de ódio e intolerância contra outra pessoa.
E, a partir da ampliação desta rede, tornar ruas, bairros e cidades inteiras livres do racismo - e seguras para todos os seus cidadãos, independente de cor da pele, raça ou gênero.
SEM ESPAÇO PARA EXISTIR,
O RACISMO TAMBÉM MORRE
HABILITE SUA EMPRESA PARA O ENFRENTAMENTO AO RACISMO
A desconstrução do racismo é uma jornada que começa com a qualificação de pessoas,
empresas e instituições para enfrentar suas manifestações - onde quer que elas aconteçam.
1
ADESÃO AOS PRINCÍPIOS
Adote em seu estabelecimento os
10 Princípios para o Enfrentamento ao racismo
no consumo e deixe o ódio e a intolerância do lado de fora.
3
TORNE PÚBLICO
em todos os canais de comunicação da empresa
o seu compromisso com o enfrentamento ao racismo.
2
QUALIFICAÇÃO DE EQUIPES
Treine e capacite
seus colaboradores para
operar os 10 Princípios
do consumo sem racismo.
4
TORNE ACESSÍVEL
Disponibilize para consulta o
Manual de Enfrentamento
ao Racismo no Consumo
SELO DE ENFRENTAMENTO
Próxima etapa: Ambiente Seguro
Depois de habilitada para o enfrentamento ao racismo,
é hora de tornar sua empresa um Ambiente Seguro contra o racismo.
CERTIFIQUE SUA EMPRESA
COMO AMBIENTE SEGURO
1
COMISSÃO ANTIRRACISTA
Institua a Comissão de Enfrentamento ao Racismo
(CER) como parte das políticas
de inclusão e diversidade.
3
CLÁUSULA ANTIRRACISTA
Exija e inclua a Cláusula
Racismo Zero em todos os contratos da empresa, como expressão do compliance social.
5
REGISTRO DE OCORRÊNCIAS
Institua e mantenha atual
o registro de ocorrências relacionadas a agressões
de ódio e intolerância racial.
7
ANÁLISE PREDITIVA
Adote as métricas de clima organizacional geradas pelos próprios usuários (clientes, colaboradores e terceirizados)
para ajustes na conduta.
2
QUALIFICAÇÃO DE LIDERES
Treine e capacite níveis gerenciais, diretoria e c-level para lidar e liderar a inovação social do programa
Racismo Zero na empresa.
4
CADEIA DE VALOR ANTIRRACISTA
Comprometa todos os seus stakeholders com a sua política
de enfrentamento ao racismo
nas relações de consumo.
6
BOTÃO DE PÂNICO
Adote o Acolhe como
plataforma de acolhimento, apoio psicológico e assistência
jurídica a vítimas de racismo.
8
PUBLICIZE SEUS RESULTADOS
Inclua os dados do programa Racismo Zero no Relatório
Social, fazendo com que
alcancem seus shareholders.